quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Continuação sobre a turma da Mafalda

Pessoal, na postagem anterior nós conhecemos um pouco sobre Mafalda e Susanita, hoje nós vamos conhecer outros personagens criados por Quino e que nos acompanham em algumas provas de vestibular.


Manolito representa uma parte da sociedade que é materialista "por excelência". Considera a educação algo secundário, sonha em crescer e se tornar um grande empresário, dono de uma cadeia de supermercados,  é extremamente capitalista e não se importa com ninguém para conseguir o que quer. Em algumas tirinhas aparece tirando proveito dos outros, aparecer como um "corrupto" é algo bem comum, principalmente quando o tema é Política. É o mais ignorante do grupo e também o menos dotado de inteligência, é ambicioso, desonesto e preconceituoso.








Por hoje é só pessoal, na próxima postagem vocês conhecerão Filipe e Miguelito.
Abraços a todos.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Personajes del mundo Hispano

Quem nunca fez uma prova de espanhol e encontrou uma tirinha de Mafalda, Gaturro ou Condorito? Eles são tão comuns para a cultura Espanhola assim como a Turma da Mônica é para os brasileiros leitores de quadrinhos. O que a maioria dos alunos não sabe é que a utilização dessas tirinhas não é feita de forma aleatória. Cada personagem foi criado com um objetivo maior, eles tem caráter e personalidade própria, e conhecê-los pode ser muito importante para obter êxito nas avaliações. Segue então um pouco sobre esse mundo tão encantador e interessante das tirinhas e histórias em quadrinhos.


Mafalda é uma linda menina argentina criada pelo artista Quino, tanto Mafalda quanto os personagens da sua turma foram criados para representar a sociedade. Cada um dos personagens tem um caráter definido, que não muda de uma história para outra, isso faz com que o leitor se identifique e compreenda seus posicionamentos dentro da temática abordada pelo texto. Umberto Eco classificou Mafalda como "uma heroína iracunda que rejeita o mundo assim como ele é, reivindicando o seu direito de continuar sendo uma menina que não quer se responsabilizar por um unvierso adulterado pelos pais". Em seu caráter podemos ver marcas de um povo que é inconformado com as injustiças, com a degradação do meio ambiente, com o preconceito e com todos os outros problemas sociais que tornam a nossa sociedade doente.



Com uma crítica sempre muito apurada, o autor faz com que Mafalda não se torne uma menina chata e imatura, em algumas histórias ela faz críticas muito pertinentes, em outras, seus questionamentos são vistos de uma forma mais ingênua, própria de uma criança da sua idade. A turma de Mafalda é composta por outros personagens que possuem caráter e personalidade distintos, sendo uma representação fiel da nossa pluralidade cultural.


Susanita é uma das amigas de Mafalda, representa uma parte da sociedade que é egocêntrica, fútil, preconceituosa e "ignorante".





Por hoje é só pessoal, na próxima postagem conheceremos outros personagens da turma da Mafalda e faremos algumas questões de vestibulares em que eles apareceram. Até a próxima!

Abraços